PERGUNTASFREQUENTES

O Vidro Insulado, se considerarmos os mesmos tipos de vidro e espessuras na montagem, comparando uma camada de PVB comum contra um espaçador de 12 mm.

Até certo ponto sim, mas existe um limite ideal. O padrão excelente termoacústico é o espaçador de 12 milímetros. No caso do som isso é válido porque o som se propaga para todas as direções e, quando atinge a primeira face do vidro desvia-se e ricocheteia na camada interna dos vidros insulados. No caso do bloqueio térmico, vidro com medidas inferiores podem deixar passar parte do calor pela transconductância ou, no caso de vidros muito largos, pela convecção, pois é criado um microcosmo dentro da câmara de ar desidratado.

De um modo geral, o vidro insulado pode ser instalado facilmente em qualquer caixilho de alumínio, madeira, ferro ou PVC com os mesmos cuidados de um vidro comum. Pode ser instalado, inclusive, diretamente na alvenaria ou em peças pequenas como uma janela tipo maxim-ar.

O que acontece geralmente é que dependendo da qualidade do caixilho não existe bloqueio eficiente do som e anulam a utilidade dos vidros insulados, pois paredes de caixilhos muito finas ou com frestas permitem a passagem do som.

A Termosom fabrica insulados a partir de 4 mm, porém as peças com essa espessura precisam ter limites de tamanho porque a quantidade de sílica dentro do fino perfil pode não ser suficiente para manter o ar interno desidratado.

A medida mais comum é também a mais recomendada por sua eficiência: 12 mm.

Sim, principalmente quando se quer aumentar o Coeficiente de Isolação térmica e acústica.

Sim, é possível. A principal vantagem é o aumento da resistência mecânica do vidro, tornando-o mais resistente a pancadas.

Não só é possível, como é também desejável, pois o emprego de Vidros Laminados na montagem de um Vidro Insulado agrega as vantagens dos dois tipos de vidro, obtendo um Vidro termoacústico de excelente qualidade e desempenho.

Não, se estiverem contrapinadas no espaçador, como é o sistema da Termosom.

Sim. A Termosom disponibiliza pinázios em curva, formando quadrados e retângulos ou losangos.

Porque no caso térmico a câmara promove um distanciamento dos vidros diminuindo a transcondutância entre eles e, na acústica, a câmara faz com que parte do som se perca em seu interior por “Atenuamento Ricocheteante”

Não necessariamente. Em alguns casos oferece melhor solução com menor custo.

Sim. É o seu foco original e sua proposta de trabalho.

Se for levado em consideração o fato de termos iniciado nossas atividades em 1984, preenchendo o espaço deixado pela “Santa Lucia Cristais Blindex” quando descontinuou em 1983 a fabricação de seu produto “Protesom”, podemos dizer que sim.

Sim. Principalmente se levarmos em conta o uso de um dos vidros Low. E.

É um vidro que retém a temperatura em sua face refletiva, geralmente a dois, é utilizado em diversas situações. Uma delas é em displays de supermercados, pois absorve o calor externo e evita a condensação da umidade na câmara interna. Nos países frios o vidro duplo é montado com esse tipo de vidro de forma a evitar a saída do calor retido no interior das casas.

A nosso modo de ver, são os vidros refletivos de alta performance compondo vidros insulados.

São muitas obras. Haja vista que acabamos de produzir nosso vidro 500.000.

Porque, além de tudo, oferecem uma vantagem Térmica extra, sempre desejável, principalmente num aeroporto onde é muito grande a área climatizada. Por isso, a utilização da câmara espaçadora termoacustica, típica dos vidros insulados, sempre aumentam a eficiência acústica e térmica do conjunto.

Sim. Esta é uma pratica que sempre deve ser levada em alta conta.

Por oferecerem um produto com maior valor agregado eles podem lucrar mais.

Difícil estabelecer dimensões máximas. Recentemente fabricamos para a adega de um restaurante em São Paulo, vidros de 2400 mm x 4400 mm , que pesaram 430 kgs cada. O problema não é de fabricação, mais sim, de logística de transporte, manuseio na obra e instalação.

Não. Os vidros insulados podem ser instalados em caixilhos de PVC, Alumínio, ferro, madeira e até direto na alvenaria, sem caixilho.

Sim. Em ambos os casos os caixilhos tem extrema importância. Se não forem bem construídos prejudicarão o resultado do conjunto.

Sim. Temos parceria com diversos fabricantes de caixilhos em alumínio e PVC. Em alguns casos fornecemos os vidros com suas marcas próprias.

Através de impressão e colagem de uma etiqueta autoadesiva dentro da câmara interna.

Através de estudo das condições locais, através de medidor apropriado, buscando soluções que atendam o objetivo da lei.

Sim, é possível especificar o conjunto esquadria e vidro que atenda as necessidades do projeto.

Não é o dimensionamento dos vidros que influenciam no isolamento do som, mas sim, a característica de cada vidro e espaçador na composição. De qualquer forma, faz parte no dia a dia de trabalho da Termosom oferecer assessoria aos interessados na obtenção do melhor vidro insulado para a aplicação. No que refere ao isolamento térmico, a Termosom dispõe de um laboratório para ensaiar vidros para refrigeração.

Sem dúvida, quanto mais capacitado o vidraceiro estiver, maiores oportunidades ele terá de transformar seu trabalho em venda e ao mesmo tempo, oferecer uma solução que atenda os anseios de seu cliente. Quanto à Termosom oferecer treinamento, podemos estudar caso a caso.