Desempenho acústico e térmico

Quantos decibéis pretende reduzir com a instalação?
 10 decibéis 20 decibéis 30 decibéis 40 decibéis 50 decibéis

Qual o tamanho da câmara onde pretende utilizar?
 4 mm 6 mm 8 mm 9 mm 12 mm 15 mm 18 mm

Quanto calor solar pretende barrar?
 50% 60% 70% 80% 90%

É imprescindível que a composição proteja também dos raios UV?
 Sim Não

Quanta luminosidade pretende barrar?
 O mais claro (luminoso) possível redução de 20% no nível de luminosidade redução de 40% no nível de luminosidade redução de 60% no nível de luminosidade controle total da luminosidade com persianas internas aos vidros

Por favor informe seu e-mail para continuarmos

perguntas-frequentes

Por desemenho acústico e térmico?

dB = Decibel = Medida de Intensidade Sonora

Tem elevação logarítimica. Isso significa que:

– A cada + dB um som tem o dobro de sua intensidade original;

– A cada – 10dB um som tem a metade de sua intensidade original.

Ou seja, + 20 dB é o dobro do dobro e – 10 dB é a metade da metade. E assim por diante…

 

Exemplos de níveis sonoros
10 dB – Faixa do silêncio Limiar da audição
20 dB Leve farfalhar de folhas
30 dB – Faixa de segurança Som médio em sala de leitura
40 dB Conversação em voz baixa, murmúrio
50 dB Som médio em ambiente doméstico
60 dB Conversação normal
70 dB Ruídos normais em escritório
80 dB – Faixa de perigo Rua ou avenida com tráfego intenso
90 dB Som médio em sala industrial
100 dB Área externa de aeroporto/tecelagem
110 dB Buzina regular de automóvel (1 metro)
120 dB Faixa crítica/surdez Martelo pneumático, lixadeira (1metro)
130 dB Turbina de avião decolando (25 metros)
140 dB Turbina de avião decolando (1 metro)

Dimensões

Os vidros insulados Termosom são fabricados sob medida em qualquer formato, tendo como limitação mínima 200 mm x 200 mm e máxima 2 metros x 3.200 mm.

Propriedades

Índice de isolamento acústico situado entre 34 dB e 48dB.

Nível de insolação térmica inferior a 2,4K, sendo o valor K o coeficiente de transmitância térmica, ou seja, o fluxo de calorias que atravessam em uma hora um metro quadrado de parede ou vidro, por uma diferença de um grau centígrado, entre as temperaturas de dois ambientes divididos por este mesmo elemento.

Instalação

Pode ser instalado facilmente em qualquer tipo de caixilho de alumínio, ferro, madeira ou PVC, com os mesmos cuidados de um vidro convencional

Câmaras disponíveis

4 mm, 6 mm, 8 mm, 9 mm, 12 mm, 15 mm, 18 mm, 20 mm, 24 mm, 32 mm e 48 mm.

Decoração interna

Branca, marrom, preta ou dourada ou com persianas internas Screenline/Pellini.

Vidros insulados (duplos vidros isolantes) são imbatíveis quando a intenção é barrar o calor ao mesmo tempo em que se pretende aproveitar a luminosidade natural. Isso porque os vidros normalmente utilizados para essa função, denominados vidros de controle solar, geralmente utilizam camada refletiva que acaba por escurecer o ambiente interno.

O isolamento térmico por vidros insulados é eficiente no bloqueio da transmissão direta do calor, conhecida também como “Transmitância”. Esse fenômeno resulta pelo fato de que todos os materiais possuem seu próprio coeficiente de transmissão de calor, o qual se manifesta em duas faces, sempre que este se material se apresente em lâmina, dividindo dois ambientes de temperaturas diferentes qual um painel, uma parede, um vidro etc.

Vidros insulados podem ser associados a outros vidros de controle solar, especialmente os mais luminosos, como o Low-E.

Para uma análise mais detalhada de cada necessidade térmica a Termosom conta com os serviços de seu laboratório de ensaios térmicos.

Vidros de controle solar por camada refletiva acabam escurecendo o ambiente interno. Além disso, os vidros insulados podem ser compostos por vidros que barram o calor, entretanto, são pouco refletivos, como o Low-E e, mais recentemente, vidros laminados transparentes com interlayer que barra os raios infra-vermelhos, principais responsáveis pelo aquecimento interno dos ambientes.

Para uma análise mais detalhada a Termosom conta com os serviços de seu laboratório de ensaios térmicos.

A Termosom já assessorou diversas obras que exigiam isolamento acústico, inclusive de aeroportos e casas dançantes. Conte com nossa experiência no assunto.

A janela e seus componentes

As informações a seguir traduzem algumas indicações práticas, não se detendo em cálculos de laboriosa explanação e difícil entendimento. São frutos de experiências práticas bem sucedidas, levando em conta apenas a propagação das ondas sonoras e as características físicas dos materiais, normalmente utilizados em nosso setor de interesse. Todavia essas informações são de real valor tanto na área de projetos, quanto na construção civil, desde que se pretenda o máximo de eficiência termoacústica.

  • Efetuar a fixação dos marcos (quadros fixos) à alvenaria evitando a ocorrência de frestas, a fim de dificultar ao máximo a penetração de som;
  • Para evitar a formação de uma “ponte acústica”, deve-se observar quando da colocação de vidros que, os mesmos estejam completamente isolados em toda sua periferia do caixilho que os sustentam.
  • Utilize vidros insulados (duplos vidros isolantes) com câmara de ar desumidificada, os quais além de proporcionarem um melhor desempenho acústico, ainda oferecem vantagens no que se refere à parte térmica.